Garopaba

A natureza presenteou Garopaba com as mais belas praias do litoral catarinense. Ao todo são nove praias, a maioria delas ideal para a prática do surfe, mas a praia de Garopaba, que fica bem no centro do município é a que oferece maior e melhor infra-estrutura, dispondo de vários restaurantes, pousadas, hotéis, lojas, postos, farmácias e supermercados. O lugar não é apropriado para o surfe, abrigando principalmente pescadores profissionais, que deixam suas canoas na beira da praia e adeptos de esportes náuticos.

garopaba

Curiosidade

O nome “Garopaba” é indígena. Significa, em Guarani, Enseada das Canoas, ou Enseada dos Barcos. O nome se relaciona com a origem de Garopaba, onde a enseada era um seguro ancoradouro para embarcações.

Ferrugem

Um mar cristalino e areia fofa, boas ondas de um lado e piscinas naturais de outro, a praia da Ferrugem é uma das mais bonitas e badaladas de Santa Catarina. Está localizada a sete quilômetros ao sul do centro de Garopaba, e é separada da Praia da Barra por um pequeno morro, um sambaqui, antigo cemitério dos índios Carijós.

O canto norte é o mais movimentado da praia. É o ponto de encontro dos praticantes do surf e dos apreciadores de paisagens paradisíacas. Na alta temporada é concorrida também à noite, com movimento intenso nos bares e danceterias do pequeno centro.

ferrugem

Curiosidade

A Praia da Ferrugem tem esse nome devido as águas de cor ocre. Essas águas descem das encostas dos morros até a Lagoa Encantada e desembocam no canal da Barra. Águas com cor de ferrugem deram o nome à praia.

Praia da Barra

Uma praia dinâmica e de muita beleza natural, a Praia da Barra tem desde boas ondas, a um canal que liga a lagoa com o mar, que é excelente para os amantes de um ambiente tranquilo e um banho revitalizante. A calmaria do local é enfeitada pelo encontro das águas transparentes do mar com a lagoa forma piscinas naturais, deixando as famílias com crianças curtirem momentos de paz.

Um morro à beira mar separa a Praia da Barra da Praia da Ferrugem. Este morro é na verdade um sambaqui, depósito formado por materiais orgânicos e calcários, que empilhados ao longo do tempo sofreram um processo de fossilização. Hoje, o morro é visitado por quem gosta de história e também pelos apreciadores do mar, pois a vista é muito bonita.

praiadabarra

Curiosidade

A piscina natural formada pelo encontro da lagoa com o mar é o lugar ideal para crianças ou para iniciantes na prática de SUP (Stand Up). Também é possível alugar caiaques ou SUPs para explorar a lagoa a partir desse ponto.

Silveira

Praia do Silveira é o cenário ideal para os praticantes do surf. Os surfistas encontram na Praia do Silveira ondas muito fortes em meio a um cenário quase selvagem de areias claras, vegetação rasteira e costões de pedra. Com 1,5 quilômetro de extensão, apresenta no seu canto esquerdo ondas perfeitas, com um detalhe inusitado: o fundo de pedras no canto Sul propicia a formação de verdadeiras pistas de água em movimento, que levam ao delírio surfistas do mundo todo.

A praia é cercada por uma montanha onde o verde da vegetação típica da Mata Atlântica ainda predomina e é também controlada em nível ambiental pelos seus moradores.

silveira

Curiosidade

A praia é um estuário de desova da tainha, a Silveira atrai também pescadores, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.

Praia do Rosa

A faixa de areia clara, em formato de meia-lua, tem somente dois quilômetros de extensão. Os complementos, entretanto, fazem da Praia do Rosa uma das mais charmosas do litoral catarinense.

A preservação da natureza dá charme especial a esta praia. O centrinho pode ser  explorado a pé, e várias trilhas desembocam na areia. Só há dois acessos para carros, o Rosa Norte e o Rosa Sul.

Em cada extremidade, costões recobertos de mata nativa emolduram o cenário e abrigam trilhas. No meio da paisagem, uma lagoa de água salgada – que não teria outro nome senão “do Meio” – serve de refúgio para os casais com crianças que preferem deixar o mar de águas azuis para os surfistas.

No inverno, chegam as baleias-francas, que podem ser vistas da praia ou em passeios de barco.

rosa

Curiosidade

A Praia do Rosa é a única representante brasileira do seleto grupo clube das 30 baías mais belas do mundo. Uma praia de muita beleza natural que, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e por estar na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Guarda do Embaú

A praia é considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil, e de cara já surpreende os visitantes: para chegar à praia que dá nome à vila é preciso atravessar o rio da Madre. Tal tarefa pode ser cumprida a nado – a maneira preferida dos surfistas – ou com o auxílio de um barquinho (sempre tem um aguardando os visitantes e pronto para fazer a travessia). A praia possui areias claras e finas, as ondas também fazem sucesso com os surfistas, mas de abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surf, é proibida.

guarda-do-embau

Curiosidade

Conforme os nativos da região, o nome surgiu pelo fato de que séculos atrás, naufragou um navio pirata que navegava pela região. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-losguardados em baú nessa costa. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.

Siriú

A praia possui enormes dunas que chegam a alcançar 5 quilômetros de lado e até 40 metros de alura. Deslizar nas areias das dunas do Siriú é um programa inesquecível, por isso o lugar é bastante procurado pelos amantes dos sandboard.

O Rio Siriú, que é formado a partir de uma lagoa, tem sua foz na Praia. A lagoa de água doce é convidativa para banhos mais tranquilos no pós-praia.

siriu

Curiosidade

Localizada na parte norte de Garopaba, a 7 km do centro do município, a Praia do Siriú faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, criado em 1975 para proteger a rica biodiversidade e os mananciais hídricos da região.

Gamboa

Praia de mar aberto e quase deserta, a Praia da Gamboa abriga uma vila bucólica de pescadores e recebe visita de muitos surfistas atrás das ondas ideais.

Distante 16 km do centro de Garopaba, a Praia da Gamboa tem acesso dificultado, passando por uma estrada de terra entre belos morros com muita vegetação, cercada pela Mata Atlântica, a região oferece ainda observação de baleias Francas, dunas, lagoas e caminhadas pelo Parque Florestal.

gamboa

Curiosidade

Está entre as mais belas praias do litoral catarinense, que preserva quase 90% da vegetação nativa da Mata Atlântica.

Vigia

Uma pequena praia com uma grande beleza. Tem formato de ferradura, limitada em ambos os lados por costões de pedras, as águas são tranquilas e claras e as areais finas e brancas, formando um belo cenário junto às mansões do bairro.

vigia

Curiosidade

No caminho até a praia encontramos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde também há trilhas no costão para observar o mar.

ÚLTIMAS DO BLOG